Com o Projeto Creci Forte devolvemos o CRECI aos Corretores de Imóveis.
Eram 28 sub-regiões, hoje são 64 a maioria sedes próprias.
Os funcionários, agora, atendem exclusivamente aos corretores e a sociedade. Agora não vendem mais cursos, não recebem mais comissões de terceiros, mas tem um eficiente Plano de Cargos e Salários.
Agora o Atendimento ao Corretor de Imóveis é feito em ambiente com sala de espera, com ar condicionado e televisão, em guichês individuais, próprios para solucionar suas necessidades com respeito e conforto.
Com a Ouvidoria o Corretor de Imóveis e a Sociedade tem agora um canal permanente de comunicação para suas reclamações e reivindicações.
Mudou a transparência na Prestação de Contas, que além dos legais passou a ser publicada na Revista Stand e no Site Oficial do Creci.
A gestão anterior que agora esta na Chapa contraria e que esteve no CRECI por quase 20 anos, apresenta uma lista de poucas realizações.
Veja o que realmente mudou no Creci de Janeiro de 2007 à Maio de 2009.
1. Plano de Gestão:
Implantamos uma Administração Profissional, descentralizada, com objetivos e metas a serem atingidas.
Promovemos uma Reunião Geral com Conselheiros, Delegados, Assessores e Funcionários com o objetivo de mostrar onde estamos e onde pretendemos chegar.
Nossa Missão: “ Investir na Valorização do Corretor de Imóveis e na Defesa da Sociedade.”
2. Ouvidoria:
Importante canal de comunicação para o corretor de imóveis e para a sociedade como um todo. Todas as manifestações são rigorosamente atendidas, inclusive as denúncias formalizadas que são encaminhadas as áreas competentes do Conselho e acompanhadas até a sua efetiva conclusão.
3. Fiscalização:
Foi implantado o sistema de fiscalização intensiva e extensiva em todo o Estado do Rio de Janeiro. Os fiscais passaram a cumprir o determinado em Lei, deixando de lado outras atribuições que não eram pertinentes às atividades do Conselho. Receberam em um primeiro momento notebooks e recentemente os smartphones, todos interligados em tempo real com o CRECI, passando de 23º lugar em 2006 para 2º lugar em 2007 e 1º lugar em 2008 no ranking de fiscalização do Sistema COFECI-CRECIs.
4. Campeão Nacional no Combate ao Exercício Ilegal na Profissão:
A determinação da Gestão Casimiro Vale no combate ao exercício ilegal da profissão, fez do CRECI-RJ o campeão nacional do ranking COFECI-CRECIs – Sistema de Padronização de Serviços dos Conselhos Regionais. O convênio CRECI/RJ - Ministério Público apresenta excelentes resultados, com diversas pessoas autuadas buscando a regularização, inclusive cumprindo sentenças judiciais. O Convênio com o MP e as ações da fiscalização do CRECI resultam na respeitabilidade do Profissional Corretor de Imóveis, valorizando a Categoria.
5.Setor de Atendimento:
Criado com o objetivo de proporcionar atendimento digno ao corretor de imóveis, com privacidade. Consiste em sala de espera com conforto e atendimento personalizado, buscando o melhor atendimento e a relação interpessoal. Esse projeto está sendo estendido às sub-regiões, a exemplo de Niterói, Barra da Tijuca, São Gonçalo e Campo Grande.
6. Biblioteca:
Criamos a Biblioteca do Corretor de Imóveis, no 20º andar, da Sede, com inúmeras obras para atender o corretor de imóveis nas suas necessidades de pesquisa. É um importante passo para consolidar o aperfeiçoamento profissional. Este Projeto foi estendido a todas as sub-regiões - “Pesquisa do Corretor de Imóveis” levando a todos, novas possibilidades de suprir carências e obter novos conhecimentos.
7. Espaço Cultural:
Espaço destinado à exposição de artes possibilitando divulgar o trabalho e obras desenvolvidas pelo corretor de imóveis.
8. Plano de Cargos e Salários:
Através do Plano de Cargos e Salários, criamos normas e condições de avaliação de desempenho para o quadro de funcionários, possibilitando ao funcionário saber onde se encontra e até onde poderá chegar. Promove a motivação e evita a saída de funcionários para a iniciativa privada.
9. Conselheiros de Plantão:
Prestar serviço ágil e personalizado aos corretores de imóveis, esclarecendo dúvidas e orientando os profissionais em suas necessidades perante o Conselho.
10. Despachante Imobiliário:
Serviço gratuito de despachante imobiliário necessários para a preparação de documentos, legalização e certidões.
11. Creci Cultural:
Projeto de capacitação e aperfeiçoamento profissional de modo continuado, extensivo a todo o Estado, que consiste em palestras simples com dois temas; treinamentos, palestras intensivas com diversos temas; Dia de Treinamento para corretores de imóveis iniciantes, palestras intensivas com temas de relevância para o início da profissão com fundamentos técnicos e jurídicos.
Treinamento: Podemos destacar Barra da Tijuca, Méier, Jacarepaguá, Petrópolis, Copacabana e Nova Friburgo.
Palestras: Podemos destacar Resende, Rio das Ostras, Macaé, Cabo Frio, Maricá, Vassouras, Volta Redonda, Petrópolis.
12. Portal:
Espaço oficial do Creci/RJ com informações e orientações para
o Profissional Corretor de Imóveis,na internet.
Blog:
Espaço de divulgação de matérias de interesse do Corretor de Imóveis
na Internet.
Creci Informa:
Clipping eletrônico com matérias relevantes do mercado imobiliário.
Creci Notícias:
Coluna Oficial do Creci-Rj nos principais jornais do Estado e no Portal terá o resumo das notícias acumulada para pesquisa. Já em fase de implantação
13. Treinamento On-Line:
Integra o Programa de Qualificação Profissional de forma continuada que estará disponível no Portal do Creci/RJ, a partir de outubro de 2009.
14. Equipamentos de Informática:
Promovemos a aquisição de computadores para a Sede e para as Sub-regiões, necessários para a interligação de todo Conselho em Rede, adquirimos laptops e smartfones para a Fiscalização, que bem equipada obteve o melhor resultado em toda a história do Conselho, combatendo de maneira eficiente o exercício ilegal da Profissão.
15. Sub-Regiões:
Ampliação da representação do Conselho, com novas sedes em Iguaba Grande, Piratininga, Barra do Piraí, Campo Grande, Ilha do Governador, Vila da Penha, Méier, Jacarepaguá, Santo Antônio de Pádua, Miguel Pereira, Copacabana, Itaguaí, Três Rios.
Sedes próprias adquiridas: Campo Grande, São Gonçalo, Duque de Caxias e Volta Redonda.
16. Informatização:
Todas as sub-regiões hoje trabalham em tempo real com a sede do Creci. Em 2007 a interligação on-line proporcionou acesso do corretor de imóveis ao Conselho, de forma versátil, funcional e prática. Isso sim é informatização.
17. Reforma Administrativa e da Sede:
Redistribuição dos setores, com nova visão administrativa e Reforma dos 3 andares da Sede do Conselho: no 19º andar – Atendimento, Protocolo, Sala de Espera, Crecicon, Jurídico e Dívida Ativa e Despachante Imobiliário; no 20º andar – Gabinete da Presidência, Gabinetes dos Diretores, Planejamento, Comunicação, Ouvidoria, Biblioteca, Espaço Cultural e Sala dos Conselheiros de Plantão; no 21º andar – Setores administrativos: Financeiro, Contábil, Contas, Almoxarifado, Depto. Pessoal, Licitação, Fiscalização, Cadastro, Processos Especiais, Inscrição, Estagiário e Baixa.
O 21º andar nunca foi utilizado, servia apenas como deposito.
18. Fórum de Defesa do Consumidor do Mercado Imobiliário:
O 1º Fórum realizado em 2007, e o 2º realizado em maio de 2009 reafirmaram a posição do CRECI junto às autoridades do mercado imobiliário, uma excelente oportunidade de debate.
19. I Congresso Estadual de Corretores de Imóveis:
Realizado em 2008, na Barra da Tijuca, contou com a participação de mais de 800 corretores de imóveis, com palestras ministradas por profissionais de elevado nível.
Um marco para história do Corretor de Imóveis.
20. Quadro Funcional:
Através da Avaliação de Desempenho cada funcionário teve o seu potencial reconhecido, podendo exercer suas funções e atribuições administrativas exclusivamente dentro da lei.
Outra ação permanente é o Treinamento do quadro funcional, com reuniões mensais de capacitação.
21. Convenção Estadual do Creci:
Este Evento reuniu Conselheiros, Delegados, Assessores e Funcionários. Realizado em tempo integral, na cidade de Teresópolis, promoveu reunião do Conselho Pleno. Treinamento pioneiro e intensivo, dirigido a todos os funcionários, realizado em 3 módulos: Atendimento, Negociação e Comunicação Interpessoal, ao mesmo tempo era realizado o inédito Fórum dos Delegados, debate amplo e irrestrito que resultou na apresentação de propostas de melhorias para a categoria.
22. Revista Stand:
Informativo do CRECI em nova formatação com notícias de interesse da categoria, de periodicidade trimestral, um veículo de alto padrão visual e conteúdo. Um novo diferencial na Comunicação do Creci com o Profissional Corretor de Imóveis.
23. Denúncias:
As denúncias contra maus profissionais ou a prática do exercício ilegal são feitas diretamente à Ouvidoria do CRECI-RJ ou através do setor de fiscalização, telefone 2509-6242 Ramal: 208.
O sistema de telefonia do Conselho será substituído uma vez que o atual não atende satisfatoriamente, já esta em fase de estudos para licitação. Um novo sistema digital que possibilitará a implantação do 0800.
24. Participação da Mulher:
A mulher tem participação ativa na atual gestão, através de atuação em comissões de disciplina e ética, na representação como Delegadas, no comando de setores administrativos, na comissão fiscal,nas ações de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional.
25. Consecon:
É o Conselho nas Sub-regiões com participação dos Corretores de Imóveis da localidade com o objetivo de aproximar as ações do Conselho na região. Foi realmente implantado nesta administração, inclusive com a publicação do Manual do Delegado.
26. Convênios:
Ampliação dos convênios na área de saúde e, especialmente, junto às universidades, proporcionando maiores benefícios aos corretores de imóveis e seus dependentes.
27. Campanhas Institucionais:
Desenvolvidas junto à mídia, às entidades do mercado imobiliário e a sociedade como um todo, constituída do CARP, outdors, banners, cartazes, avisos, filipetas,entre outros, sempre valorizando o corretor de imóveis e defendendo a sociedade
Procuramos fazer um CRECI FORTE para ter uma CATEGORIA FORTE. Um CRECI diferente na busca incansável da qualificação profissional, um CRECI para todos com uma política de atendimento e uma política de ações de valorização profissional e defesa da sociedade.
Agora precisamos do seu apoio, de mais um voto de confiança para consolidar a valorização profissional.
VOTE CHAPA 1
CRECI FORTE + CORRETOR FORTE.
Enviado por Camilo Abicalil